top of page

Como montar um roteiro na Itália?

A Itália tem muita opção de turismo de norte a sul, no inverno ou no verão. 
No formato de uma bota, ela avança na bacia do Mar Mediterrâneo formando uma península.
Suas 20 regiões juntas só são um pouco maiores que o nosso Rio Grande do Sul. Cabem 28 "Itálias" dentro do Brasil. 

Na Itália há 20 mil castelos, 33 mil igrejas e mais 200 cidades consideradas de grande interesse artístico.

Para quem prefere conhecer a natureza pode também se esbaldar nos  8.600 quilômetros de costa, 1.500 quilômetros quadrados de lago, nos 2.800 quilômetros de montanha, nas 200 estações de água, nos 6mil balneários e nos 5 parques nacionais.

 

Já os que preferem mergulhar de cabeça na história e na cultura do país - e, claro, da Humanidade - também não vai ficar por baixo, são mais de 1.500 museus e galerias que acumulam milhares de telas, afrescos, esculturas, objetos e relíquias históricas. E tudo isso, feito por artistas como Michelangelo, Rafael, Leonardo da Vinci, Caravaggio, Botticelli. 

 

Na Itália existem, ainda, milhares de praças, fontes, monumentos, catacumbas, ruínas, palácios, 51mil bibliotecas, 17mil salas de balé e concerto. Ou seja, arte por todos os lados e conhecida por ser um "museu à céu aberto". 

Ao planejar a sua viagem à Itália, lembre-se que estamos tratando de um dos destinos turísticos mais movimentados do mundo. 

Além disso é fundamental entender que não se pode tentar conhecer toda a Itália em uma única viagem. Você já ouviu o ditado: “Roma, non basta una vita” ou “Roma, uma vida inteira não é suficiente”. Esta frase é é de fato verdade para Roma, e Roma é apenas uma parte da Itália! Embora seja tentador tentar fazer tudo em uma viagem só, não será nada agradável. Tenha em mente que você sempre poderá voltar. 

Na Itália, a eficiência e a qualidade do sistema de transporte variam de acordo com a região. As estradas e ferrovias do Norte são bastante modernas, enquanto o Sul, é servido por redes antigas e mais lentas. As estradas para outros países da Europa são boas, embora as que passam pela região alpina sejam afetadas continuamente pelo clima. No interior do país, as estradas em geral são boas, mas podem ficar congestionadas nos fins de semana e na alta estação. 

 

Viajar de trem é uma das melhores maneiras de conhecer a Itália, o turista conta com bons preços, partidas constantes e alguns dos trens mais modernos da Europa. O movimento é intenso, mas raramente há superlotação. 


Outra opção para percorrer o país é o avião. Tanto as cidades grandes como o interior são bem cobertos por companhias aéreas. A Itália conta ainda com um eficiente sistema de ferryboat que liga a Sicília, Sardenha e outras ilhas à costa. No verão, os barcos de travessia ficam lotados. 

Principais linhas ferroviárias

Mapa ferrovias italianas

Como regra geral, para uma viagem de 3 a 5 dias, sugerimos escolher um destino – uma cidade ou região. Se você tiver de uma semana a 10 dias, poderá planejar de 1 a 3 lugares no norte ou no sul da Itália. Em uma viagem de duas semanas, você pode cobrir de 3 a 4 lugares e ver o norte e o sul. Tente não se espremer demais. É fácil subestimar os tempos de trânsito e entrar e sair de aeroportos e estações de trem. Além disso, você quer ter muito tempo para se divertir e aproveitar cada momento. Para montar o roteiro, é essencial que você pense em cidades base que facilitem o seu deslocamento para as principais atrações de cada região escolhida.

Tanto o norte quanto o sul da Itália são destinos de sonho para férias - depende apenas do seu interesse e orçamento de viagem, bem como levar em conta as suas viagens anteriores à Itália. Para aqueles que desejam apreciar moda, feiras, automobilismo, esquiar, visitar lagos, apreciar montanhas e colinas siga para o norte da Itália.

Já quem prefere um pouco de aventura, sol e belas praias devem considerar o sul ou uma das muitas ilhas da Itália.
Se você simplesmente não consegue decidir, planeje viagens para ambas as regiões. Não importa aonde você vá, você vai acabar se apaixonando por este lindo país mediterrâneo. 

Florença - Toscana

bottom of page